Outubro Rosa: DAE promove ações de conscientização

O campus Iguatu está realizando, dentro da campanha Iguatu Rosa, alusiva às ações do Outubro Rosa, uma série de atividades buscando conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção do câncer de mama, patologia que pode acometer tanto mulheres quanto homens.

Desta forma, o  Departamento de Assuntos Estudantis, com a parceria e colaboração com a diretoria de ensino e departamento de ensino, elaborou uma agenda de atividades alusivas a esse momento.

Durante toda a semana foram distribuídos junto à comunidade acadêmica os laços rosas, símbolo da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, bem como a fixação dos laçoes insituicionais e de faixas alusivas à campanha.

Além disso, a equipe de saúde do DAE está promovendo palestras e esclarecimentos acerca do câncer de mama aos alunos da instituição nos três turnos de funcionamento, além dos polos de Jucás, Quixelô e Quixeramobim, onde funcionam turmas do campus Iguatu.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.